De volta com o Abre Essa Mix!, e hoje trago os detalhes por trás da música “Você é maior” da banda Dinamite Club, grandes amigos que tive o prazer de produzir praticamente tudo o que lançaram até hoje.
Esse é o primeiro single do novo disco “Nós somos tudo o que temos”, o qual eu produzi com eles, e gravamos em duas etapas: bateria e baixo na ótima sala do Estudio El Rocha com o auxílio do Fernando Sanches e Eric Ono; guitarras e vozes foram gravadas no esquema “home-studio” com a ajuda do meu amigo e técnico de áudio Luciano Setti.
Quando pensamos nesse disco automaticamente me veio a cabeça a sala imensa do El Rocha, visto que por mais que temos um baita trabalho de guitarras e vozes, esse estilo de música (Pop Punk) ainda sim é regido pela bateria antes de tudo…e quanto maior, melhor…hehehe. O resultado foi uma bateria “grande” em todos os aspectos graças a sala enorme em que foi gravada.
Uma coisa legal que o Fernando propôs foi captar uma “sala mono” usando a técnica que a Silvia Massy popularizou de usar uma mangueira de plástico com um Shure SM57 na ponta. Se você não conhece o trabalho dessa produtora, faça o favor de ir atrás já!
Para os graves usamos um baixo Gibson Grabber em 2 vias: a 1a. sendo a linha captada pelo DI, e a 2a. passando por um clássico amplificador Fender Bassman microfonado com o Electrovoice RE-20 (meu favorito tanto para Baixo quanto para Bumbo).
Guitarras foram usadas uma Gibson SG Special e uma Fender Jazzmaster plugadas em um Mesa Boogie Rectifier e caixa Orange, captados com dois microfones; 1 Shure SM57 e 1 AKG Perception 200.
As vozes foram gravadas no AKG sob o comando do Luciano Setti que pilotou as gravações me deixando livre pra cuidar apenas da Produção, Mix e Master.
A tracklist da sessão conta com os seguintes elementos:
01_KICK_sample
02_KICK_IN
03_SUBKICK
04_SNARE_sample
05_SNARE_stereo
06_SNARE_TOP
07_SNARE_BOTTOM
08_HIHAT
09_TOM1
010_FLOOR
011_OVERHEADS
012_OVERHEADS
013_ST_ROOM_L
014_ST_ROOM_R
015_RIDE
016_CHINA
017_MN_ROOM
018_FX_ROOM
019_ROOM_DRIVE
020_BASS_DI
021_BASS_MIC
022_BASS_DRIVE
023_GT_L
024_GT_L
025_GT_R
026_GT_R
027 a 36_GT_DET
037 a 50 _VOZES
051 a 57_CORO
Além das tracks originais, criei as seguintes tracks e efeitos adicionais:
– Uma terceira via de baixo com bastante drive e um Hi-Pass cortando praticamente todo o grave…apenas para ter um pouco mais do estalado das cordas e cortar melhor a mix.
– Uma sala mono da bateria onde coloquei uma distorção bem extrema com o ótimo plugin OneKnobDrive da Waves para criar um efeito durante uma passagem da música onde fica só a bateria e a voz.
– Utilizei (e quase sempre utilizo) um sample de Kick e um de Snare para somar com os closed mics originais e serve pra dar aquele punch que as produções de hoje em dia acabam “pedindo”. O segredo para mim está em saber trabalhar essas somas de sample muito mais “em conjunto” com o coração da bateria que são os overheads do que com os closed mics em si.
Como sempre também utilizei as ferramentas que tenho a mão em quase todas as minhas mixes. Equalizadores (Fab-Filter Pro-Q, Wavez H-EQ, etc…), Compressores (Waves CLA-76, Waves CLA-3A, Waves API-2500, etc…) assim como alguns stereo delays, reverbs, e alguns plugins de boutique para “colorir” mais o som.
Mix Session:
Raw Session: