Abre Essa Mix! – 002 – “Never Too Late / Double Trouble”

Mais um Abre Essa Mix!, e hoje iremos conhecer melhor os segredos por trás da música “Double Trouble” da banda Never Too Late, parceiros de longa data e uma das melhores surpresas no cenário musical brasileiro.

Essa canção faz parte do disco “No Return”, o qual eu produzi com eles, e gravamos em parceria com meus amigos André Maini e Rodrigo Maciel (Strike) em seu estúdio StereoLab.

Conseguimos ótimos timbres graças a uma série de fatores conjuntos: ótima sala do estúdio; combinação de microfones e equipamentos de alta qualidade; comprometimento da banda que pegou pesado na pré-produção e estava em ótima forma; etc.

Uma curiosidade é que não usamos amplificadores para as guitarras…foi usado o magnífico Pro Tools Eleven Rack da AVID que eu já tinha tido a oportunidade de usar em outras produções que fiz nesse mesmo estúdio e que tinha gostado bastante. Como não tenho o menor preconceito com novas tecnologias, então foco no que mais importa pra mim: o som. Conseguimos muitos e muitos timbres bons pro disco todo e saímos satisfeitos.

Outro detalhe importante foi que usamos 2 microfones para captar a pele de cima da caixa: o clássico Shure SM57 e a belezura AKG414 que foi fundamental para captar com maestria as ghost notes e rudimentos feitos aqui e ali.

O baixo também foi um elemento interessante na gravação e pegamos 4 canais distintos: Uma linha direta, uma via pelo Eleven simulando um Ampeg Classic, uma via por um cabeçote Hartke e com um Neumman U89 na caixa também Hartke além de uma última via por um Subkick pegando os subgraves por essa mesma caixa. Mais do que “girar lâmpada” com tantos canais, optamos pela praticidade de variar o blend entre eles no decorrer do disco. Ponto positivo para tal escolha.


A tracklist da sessão conta com os seguintes elementos:
01_KICK_sample
02_KICK_IN
03_SUBKICK
04_SNARE_sample
05_SNARE_TOP_57
06_SNARE_TOP_414
07_SNARE_BOTTOM
08_HIHAT
09_TOM1
010_TOM2
011_FLOOR
012_OVERHEADS
013_RIDE
014_ROOM_L
015_ROOM_R
016_ROOM_C
017_BASS_Intro
018_BASS_Linha
019_BASS_Eleven
020_BASS_U89
021_BASS_Subkick
022_GT_L
023_GT_R
024_GR_INTRO
025_GT_VERSO
026_GT_PRE
027_GT_REFRAO
028_GT_RIFF
029_GT_RIFF
030_GT_FIM
031_VOZ_LEAD
032_VOZ_DOBRA
033_BCK_8A
034_BCK_3A
035_BCK_5A
036_BCK_3A
037_BCK_5A
038_CORO
039_CORO
040_CORO
041_CORO
042_CORO
042_CORO


Além das tracks originais, criei as seguintes tracks e efeitos adicionais:

– Para a intro do baixo criei um novo canal com mais drive, menos grave e um volume mais baixo para contrapor o volume e pressão que a música iria ter ao entrar.

– Usei a minha grande arma de todas as mix para bateria: Um canal de compressão paralela onde envio uma cópia de todo o kit e comprimo de forma pesada, quase sempre usando o Waves CLA-76 Blue no modo Ratio: All com ataque lento e release rápido, e faço um blend com a via original da bateria com toda sua dinâmica preservada.

– Dobrei algumas guitarras e vozes a fim de explorar mais o campo estéreo e abrir caminho no centro da mix apenas para bumbo, caixa, baixo e lead vocal. Usei o Doubler2 da Waves, velho companheiro de mixagens.

– Utilizei (e quase sempre utilizo) um sample de Kick e um de Snare para somar com os closed mics originais. São samples que eu gravei do próprio kit durante as gravações e serve pra dar aquele punch que as produções de hoje em dia acabam “pedindo”. O segredo para mim está em saber trabalhar essas somas de sample muito mais “em conjunto” com o coração da bateria que são os overheads do que com os closed mics em si. 

Como sempre também utilizei as ferramentas que tenho a mão em quase todas as minhas mixes. Equalizadores (Fab-Filter Pro-Q, Wavez H-EQ, etc…), Compressores (Waves CLA-76, Waves CLA-3A, Waves API-2500, etc…) assim como alguns stereo delays, reverbs, e alguns plugins de boutique para “colorir” mais o som.

Note que no Mix Buss tenho uma porção de plugins ligados. Para mix uso apenas os 3 primeiros, porém como se trata de uma demonstração, os demais plugins compõem uma “master” rápida para equilibrar o som geral e acrescentar volume.

Mix Session:

Raw Session:

Espero que gostem! Cheers! o/